Vasco e Maracanã: Um caso de amor
- Fabio Torres
- 26 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Torcida do Vasco está acostumada a fazer festa no Maracanã (foto: divulgação)
Vasco e Maracanã é uma paixão antiga, começou desde quando o Cruzmaltino foi o primeiro campeão Carioca no campo de futebol mais famoso do Brasil, vários momentos eternizaram esse amor. Neste sábado, eles poderão contar mais um capítulo dessa trajetória: evitando o clube a passar o maior vexame de toda sua história, que seria permanecer na segunda divisão. Para isso, o Gigante da Colina vai contar com força máxima dos vascaínos, que vão encher o palco que tanto gostam, para vencer o Ceará.
Apesar de ter sua própria casa, o torcedor do Vasco nunca escondeu o carinho pelo Maracanã, até porque, como não gostar de um local que guarda tantas conquistas? Em 1951, um ano após a inauguração do Mário Filho, o Cruzmaltino foi o primeiro a dar volta olímpica por lá. O tão falado ''Expresso da Vitória'' venceu a final diante do América, por 2 a 1. Vale lembrar que cerca de 100 mil pessoas presenciaram o espetáculo de Ademir Menezes, que fez os dois da vitória.
Outro momento marcante foi a conquista do primeiro Brasileiro do Vasco, em 1974, em cima do Cruzeiro. Depois de vários embates fora de campo para saber onde seria realizada a partida, quis o destino que o duelo ocorresse logo no Maracanã. Com o placar de 2 a 1, gols de Ademir e Jorginho Carvoeiro, o Gigante da Colina consagrou-se nacionalmente no palco.
Mais recentemente, o Vasco venceu mais dois brasileiros no ''Maior do Mundo'': 1997 e 2000. O primeiro, depois de um campeonato fenomenal do atacante Edmundo, a equipe foi fazer a decisão diante do Palmeiras. Como teve melhor campanha, o Cruzmaltino jogou por dois empates. Em São Paulo foi 1 a 1, no Rio de Janeiro terminou 0 a 0, com o goleiro Carlos Germano inspirado.
Já em 2000, Vasco e São Caetano jogaram para ver quem levava a Taça João Havelange. No jogo de ida, no ABC Paulista, 1 a 1. Já o confronto de volta estava marcado em São Januário, mas um acidente com alambrado, obrigou que o confronto fosse realizado no Maracanã. Com gols de Romário, Juninho Pernambucano e Jorginho Paulista, o Vasco venceu por 3 a 1 e levantava mais um troféu no estádio.
A história parece se repetir um pouco neste ano, até semana passada, a partida entre Vasco e Ceará estava praticamente certa de ser em São Januário, não era esperado precisar do resultado da última rodada. Mas as coisas aconteceram e o Maracanã vai ter mais essa oportunidade de viver um dos momentos mais importantes do clube.