Agathyrno Silva alertava naquela época da necessidade de união dos vascaínos
- Fabio Torres
- 17 de dez. de 2015
- 1 min de leitura

Ex-presidente foi um dos homens mais influentes da história do Vasco (Foto: reprodução Sportv)
Presidente do primeiro título brasileiro conqusitado pelo Cruzmaltino em 1974, Agathyrno Silva Gomes faleceu nesta quinta-feira com 88 anos, o motivo veiculado foi causas naturais da idade avançada. Como presidente atuou de 1969 até 1979 e ganhou além do título nacional, dois estaduais. Juntando a isso, um outro ponto forte de sua gestão foi a contratação do craque Tostão, que era bem cobiçado no momento. Pelos dez anos como mandatário, se tornou uma das figuras mais marcantes da política na história do clube.
A vida dentro da instituição começou desde cedo, com apenas 16 anos virou sócio do Gigante da Colina e de lá para cá, passou por várias etapas dentro do Vasco, até chegar a presidência com 42 anos. Em sua campanha para virar mandatário, já alertava naquela época a necessidade de união dos vascaínos.
- É evidente que não basta o esforço da Diretoria Administrativa. Para alcançar a total recuperação patrimonial, e conseqüentemente, o equilíbrio financeiro, indispensável para se manter a hegemonia esportiva, imprescindível se torna a união de todos os poderes do clube, criando-se com um só poder, o de servir com lealdade e amor ao Vasco - disse.
O clube declarou luto em nota oficial em homenagem ao ex-presidente pelos serviços prestados para a instituição. O velório será nesta sexta-feira, às 9h, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio de Janeiro.